Travou durante uma reunião com um cliente internacional da empresa? Saiba o que fazer
A primeira coisa que você deve ter em mente, é que isso pode acontecer com qualquer um. Até mesmo os mais experientes podem passar por uma situação de nervosismo e travar diante de uma reunião.
A falta de prática e domínio do idioma pode favorecer essa situação, mas não é regra. Sabemos que essa é uma situação delicada, que provoca medo só de pensar que pode acontecer. Então, o que fazer caso dê o famoso “branco” durante aquela reunião importante onde é hora de colocar as suas aulas de idioma em prática? Nós te ajudamos:
1º passo: Mantenha a calma. O nervosismo não ajuda em nada numa situação como essas, e a pressa de retomar o assunto ou a ansiedade em sair dele pode te atrapalhar ainda mais. Vale propor uma pausa na reunião, beber uma água, respirar e aí então, retomar o raciocínio.
2º passo: Procure relembrar das aulas e foque no que você domina. Fazer um exercício mental de buscar o conteúdo que você viu em aula, das práticas e o que você aprendeu. Focar nisso vai te ajudar a, além de manter a calma, retomar o assunto. Ao invés de ficar tentando buscar palavras que você não tem tanta familiaridade, fixe no vocabulário que você domina e sente-se mais à vontade.
3º Passo: Peça para repetir a pergunta ou explicar melhor o comentário. Muitas vezes, por não dominar plenamente o idioma, algumas expressões ou palavras podem ser de difícil compreensão. Até mesmo a dicção ou sotaque são inimigos nesses momentos e podem atrapalhar a entender e consequentemente responder ou seguir com o assunto. Pedir para repetir ou explicar a pergunta e até mesmo o comentário vão fazer com que a pessoa busque novas palavras ou fale com mais calma e isso pode te ajudar.
Prevenir é o melhor caminho:
Ninguém quer se deparar com esse tipo de situação, muito pelo contrário, buscamos evitá-lo ao máximo. Para evitar que esse tipo de situação aconteça, não existe segredo, a solução é praticar bastante.
Caso seja uma apresentação, repasse várias vezes o que será falado, grave a sua fala e ouça depois identificando possíveis erros.
Procure antecipar perguntas que possam surgir e já treine as respostas
Ter segurança para falar é, sobretudo, ter segurança que você absorveu o conteúdo de suas aulas de idioma. Vale pedir ajuda ao seu professor e treinar até um dia antes da reunião.
Uma metodologia que atenda às suas necessidades e que te ajuda em situações como essa é o foco da Aliança Cultural.
Como diferencial importante e que incentiva o aprendizado, a flexibilidade tanto de horário quanto da plataforma para as aulas, online ou presencial e o apoio de consultoria no dia a dia são grandes aliados nesse processo, além da vasta diversidade de material utilizado, que traz nossos alunos para a vida real e podem ser aplicados no dia a dia
Tudo isso apoiado por um time de professores experts na metodologia e alinhados com o propósito da Aliança Cultural Idiomas, que tem o foco em tornar seu aprendizado fluido, facilitando a realização das suas metas.
Entre em contato e conheça nossa escola
Deixe um comentário